Buscar
  • IPRC Brasil

As 4 Fases do Culpado Pós Acusação

Qualquer profissional que trabalha em contato direto com pessoas sabe que existem inúmeras reações diferentes para qualquer tipo de ação.


Só que na entrevista investigativa essas reações são multiplicadas pelo estresse, medo e diversas outras emoções, ou seja, você pode esperar literalmente qualquer tipo de reação.


Porém com a análise de diversas entrevistas foi notado um padrão de comportamento dos entrevistados, um processo de resistência passa por 4 fases distintas:


Fase 1 - Negação

No início, o entrevistado tende a negar a ocorrência do ato. Raramente tivemos uma aceitação logo no início da abordagem, o que é natural por uma questão até de autopreservação.


Fase 2 - Aumento abrupto de resposta

Além da negação, conforme o avançar da entrevista, é esperado uma reação repetitiva e insistente de negação.


Fase 3: Postura violenta

Conforme a negação persiste, a tendência do entrevistado é tratar de forma mais direta o tema, inclusive com uma abordagem mais agressiva, podendo chegar até à ameaça.


Fase 4: Desistência

A derradeira fase é a aceitação de que a extinção de fato ocorreu e as possíveis consequências desta situação virão.


É importante ter em mente que o processo não é imediato, nem tampouco linear. Mas ele se dará com altos e baixos de humor e comportamento.


O entrevistador não pode se irritar ou mesmo desrespeitar o entrevistado pelo fato de estar vivenciando estas fases.


Tenha sempre em mente que é algo natural e que o entrevistado precisa ser respeitado, independentemente do ato que cometeu. O entrevistador está julgando o ato e não a pessoa.


Pense no que você, ou até mesmo seu filho faria diante de uma acusação, você vai entregar os pontos logo de cara, ou vai tentar se defender? Não é da natureza humana aceitar a culpa de imediato, nos temos que perceber que lutamos por nossa sobrevivência, mesmo em situações como essas.


E aí? Você já testemunhou alguma reação inesperada em seu trabalho? Deixe sua experiência nos comentários.


Esperamos que esse artigo ajude em sua preparação para entrevistas, e que agora você não seja pego de surpresa por uma dessas reações.


Obrigado e até a próxima!

104 visualizações